domingo, 16 de junho de 2013

Entendendo o Safety// Drill - Charlie Alpha Charlie Alpha!!!!



Charlie Alpha.....Charlie Alpha!!!! É o que voce vai gritaaarr por dentro assim que embarcar. Primeira semana é tensoo!!! nem tudo são flores.....mas voce sobrevive! ;D

Primeira semana a bordo todo tripulante tem um curso de segurança a bordo....o famoso SAFETY, onde voce irá aprender o vocabulário de segurança e como funciona todo o navio e todos os detalhes.
O curso dura 1 semana e no final é realizado um teste para ver se voce foi aprovado ou não; caso não passe terá mais uma chance de realizar esse teste.... caso não passe novamente pode correr o risco de ser desembarcado ou ganhar um WARNING!

Para voces que são marinheiros de primeira viagem entrarem no clima e se sentirem como se já estivessem  a bordo segue a abaixo informações que voces com certeza irão presenciar lá dentro! E sejam Bem Vindos a bordo!!!





Esses códigos a bordo é fundamental para todos os  tripulante, pois é com ele que voce sabe o que esta acontecendo a bordo....antes que entre em desespero e se jogue no mar....rsrsrs


  • Quando tocar Charlie Alpha,pare o que estiver fazendo,vá até sua cabine pegue seu colete salva vidas,coloque o boné e o colete de posição que voce ganha assim que conclui o curso do safety.

Vá para a sua posição.... durante o curso voce será informado sobre sua posição....voce recebe um numero(Manning number).... e esse numero ficará em frente o local onde voce deverá permanecer durante o treinamento de emergencia para os hospedes - Lembrando que voce só poderá vestir o colete salva vidas ..quando tocar o sinal de emergencia,se não voce ganha um WARNING(advertência)!!!. Durante o treinamento..os hospedes nao podem acessar os elevadores. Ao tocar o sinal de emergencia( 7 apitos curtos e 1 longo) coloque seu colete e aguarde na posição até o final do treinamento. Lembrando que voce deverá permanecer no local com a postura ereta,braços ao lado e pés paralelos. Voce irá ficar sinalizando o local da assembly station ( Local onde o passageiro deverá ficar  durante o treinamento) do passageiro. Cada assembly station tem uma letra e essa letra é gravada nos coletes dos passageiros....assim voce irá identificar qual a assembly station dele e irá indicar para onde ele deve ir.  (Ex: Assembly Station C -  Localizado no Cassino).


Obs:. A Muster station do passageiro é indicada no colete salva vidas, cartão do cruzeiro e no painel atras da porta da cabine.



Segue abaixo um glossário de bordo para ir se familiarizando:


  • Fire Signal (Echo India Golf) = Sinal de Fogo
  • Pollution Signal (Echo Echo Golf) = Sinal de Poluição
  • General Emergency (7 apitos curtos e 1 longo) = Emergência geral
  • Man Overboard (3 apitos longos) = Homem ao mar
  • Abandon Ship (É dado verbalmente pelo Capitão) = Abandono do Navio
  • Fire Team = Equipe de bombeiro
  • Cooling Team = Equipe de resfriamento
  • Starway guide ( normalmente voce recebe essa posição) = Guia de escada
  • Muster Station/Assembly Station = Ponto de Reunião
  • Muster Station Personnel =  Pessoal de ponto de Reunião
  • Fire Zone( Main vertical zone) = Zona de fogo
  • Blast = Apito
  • Short blast = Apito curto
  • Long blast = Apito Longo
  • Public Address system = Sistema público
  • Lifeboat = Bote salva vidas
  • Liferaft = Balsa de Salva vidas
  • Liferaft Crane = Guindaste de balsa salva vidas
  • Medical Center = Hospital
  • Bridge = Ponte de comando
  • Material burning = Material queimado
  • Injury = Dano
  • Fireman = Bombeiro
  • Fire Door = Porta anti-fogo 
  • WTD (Water tide door) = Porta anti-água (Nunca abra essa porta,senão vc ganha um warning)
  • Fire Extinguisher = Extintor
  • Powder (Fire extinguisher) = Extintor CO2
  • CO2 ( fire extinguisher) = Extintor CO2
  • Pull out safety pin = Tirar o botão de segurança
  • Aim the nozzle at the base of the fire = Apontar em direção á base  do fogo
  • Squeeze the  handle to test it = Apertar para testar
  • The opening of watertight door that have been closed for safety reason is forbidden = Por motivos de segurança é proibida a abertura das portas de anti-água
  • Starboard side of the ship = Lado direito do navio ( direção frontal)
  • Port side of the ship (facing foreward) =Lado esquerdo do navio
  • Safety/Emergency position = Segurança/posição de emergencia
  • Reception = Recepção
  • Trow the lifering = jogar salva vidas
  • Call the bridge = Ligar para a ponte de comando
  • Keep the person in sight = Manter a pessoa em vista
  • Spare life jackets = Coletes salva vidas disponíveis (extra)
  • Children pick up area = Ponto de recolhimento de crianças
  • On the label behind the door = No painel atras da porta
  • On the cruise card = No cartão do cruzeiro
  • Address the passagers to muster station = Indicar os passageiros para o ponto de reunião
  • Elevators/Lift = Elevodores
  • Low Location light =  Luzes inferiores
  • Stairway guide cap = Boné de guia de escadas
  • Manning number = Numero do tripulante
  • Crew stairs = Escadas de tripulantes
  • Passenger's Stair = Escada de passageiros
  • The use of elevators is forbidden = O uso dos elevadores é proibido
  • Go downstair = Dirijam-se  para baixo
  • Door release = Liberar porta
  • FireHose = Bomba de incêndio
  • Fire Blanket = Manta de fogo
  • Ventilation = Ventilação
  • Drill =  Exercicio

Para entender melhor como funciona esse Safety Test, no inicio do curso do safety voce recebera uma pasta com informações do navio e com ele um questionário que poderá estudar para o teste. Estude...estude e estude!!! Pois ele é muito importante!!!

Segue abaixo a copia do meu questionário(MSC Fantasia) ,lembrando que algumas informações mudam de navio para navio.













O Drill é realizado toda vez q tem embarque. Voce será avisado atraves do painel para crew da sua area!
Exemplo abaixo:




Além do drill de passageiro....a bordo é realizado drill somente para tripulação. Um drill geral para todas as áreas a bordo, onde pode ser evacuado o navio com a tripulação; e um Bomb Drill(Drill de bomba)....onde voce tem que procurar onde esta bomba  e cada tripulante deve ir a cabine e verificar se nao tem nada suspeito em suas cabines,apos verificado....caso nao tenha nada... coloque um papel branco na porta...ou algo branco só para sinalizar que sua cabine esta OK! Não precisa se apavorar,pois é somente uma simulação e tudo é explicado detalhadamente a bordo para voces!





É isso ai galeraa!!! Caso tenham mais duvidas é só entrar em contato por email ou deixar um comentário aqui! Espero que tenha ajudado =D

Keep Calm and All on board!!!! o/o/o/

Até o proximo post!!
Bjitos Nanis ^^

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More