quarta-feira, 27 de abril de 2011

Um pouco de cultura: Entendendo a diferença entre Inglaterra, Grã-Bretanha e Reino Unido.



Muita gente se confunde a respeito do significado de Grã- Bretanha, Reino Unido e Inglaterra, pensando que são a mesma coisa, quando na verdade não o são. Existem diferenças entre eles, que são explicadas logo abaixo:

INGLATERRA

É um país que tem como capital a cidade de Londres. Ao longo da história, a Inglaterra conseguiu se impor politicamente sobre alguns países vizinhos e passou a controlar um Estado batizado de Reino Unido (veja a seguir). No século 19, com a Inglaterra à frente, o Império Britânico se tornou um dos maiores da história, com uma extensão territorial equivalente a um quarto do planeta!

GRÃ-BRETANHA

É o nome da grande ilha onde ficam três países: Inglaterra, País de Gales e Escócia. Com quase 230 mil km2 de área, ela tem perto de 1000 km de comprimento de norte a sul e pouco menos de 500 km de leste a oeste. O termo “Grã-Bretanha” muitas vezes é usado como sinônimo de “Reino Unido” – o que não é inteiramente correto, pois um dos países que formam o Reino Unido não fica nessa ilha.

BRETANHA

O nome deriva da grande ilha onde fica a Inglaterra, mas, quando alguém menciona apenas “Bretanha”, está se referindo não a um território inglês, mas a uma região na França. A província da Bretanha é a maior área costeira francesa e tem como capital a cidade de Rennes. Por volta do século 6, essa região foi invadida por habitantes da atual Grã-Bretanha, os bretões, dando origem ao nome em comum.

REINO UNIDO


É um Estado formado por quatro países: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. A chefe de Estado é a rainha Elizabeth II e o de governo um primeiro-ministro, eleito por um Parlamento central, em Londres. Nas grandes questões de governo, como política econômica, quem manda é esse Parlamento. Mas Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte também têm assembleias nacionais, com certa autonomia para tratar de questões mais locais, como saúde.

ILHAS BRITÂNICAS

É um arquipélago formado por cerca de 5 mil ilhas. As duas maiores são a Grã-Bretanha e a ilha da Irlanda – onde ficam dois países, a Irlanda do Norte (membro do Reino Unido) e a República da Irlanda, também chamada de Eire (um Estado independente). Além das duas “grandalhonas”, fazem parte desse arquipélago milhares de ilhas menores, como as Órcades, Shetland, Hébridas, Man e ilhas do Canal (como Jersey), entre outras.

Veja um mapa comparativo, para entender melhor as diferenças:




Confira a seguir as bandeiras:



Outro mapa para entender melhor:



Espero que tenham gostado!
Bjitos Nanis.

7 comentários:

Muito interessante , principalmente a ilustração do ignificado da bandeira do Reino Unido que nada mais é que uma sobreposição das bandeiras exceto a do País de Gales

muito esclarecedor, ótimo esse texto valeu

Gostei muito. Amo história e Geografia. Até hoje eu não sabia re al men te a distinção entre Reino Unido, Grã Bretanha, Inglaterra, País de Gales. Era uma salada. Agora entendi muito bem. Parabéns pela idéia.

ae, obrigado, ajudou muito na tarefa de história !!

Fico feliz em saber q estou ajudando muuitos com essa explicação =D
Obrigada pela visita....e continue visitando ;)
Bjitos Nanis ^^

nuito interessante, parabéns pela explicação simples, mas muito útil
J.J
lisboa- Portugal

Muito Obrigada pelo elogio!
Espero que tenha ajudado ;)

Bjitos Nanis ^^

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More