quarta-feira, 13 de abril de 2011

DICAS: OS PRINCIPAIS ACESSÓRIOS DA NOIVA!

Usar ou não o Véu?

O véu é um dos elementos da noiva com que as mais jovens fantasiam. É uma tradição, tal como muitas relacionadas com os casamentos, que nasceu na Antiguidade Clássica. Estes pensavam que o véu protegeria a noiva de eventuais infortúnios e dos maus espíritos. Contudo o seu uso popularizou-se quando a Rainha Vitória acrescentou o véu à sua indumentária, um elemento que até então era proibido para uma rainha.

Actualmente, os véus já não são tão comuns, há noivas que optam por dar ênfase ao seu penteado em prol do véu. Quer o véu, quer o penteado devem ser escolhidos tendo em conta o favorecimento da face da noiva, o tipo de personalidade e de casamento; um casamento clássico pede um véu longo, ao passo que um casamento moderno exige um véu curto.


Na escolha do véu tenha em conta:

1 - Reflicta sobre o tipo de face que possui;
(as caras redondas necessitam de véus que caiam ao longo dos lados da face, de forma a torna-la mais estreita; as faces quadradas exigem véus longos que as suavizem; as faces ovais apelam a véus em cascata adornadas com tiaras ou flores; as faces triangulares são favorecidas com véus que prendam na parte anterior da cabeça);

2 - Tenha em consideração o seu físico;

3- O véu clássico de comprimento catedral (que arraste pelo chão) não deve ser utilizado em cerimónias informais (não devem ser utilizados num jardim, numa praia);

4- Se tem um vestido muito ornamentado use um véu simples;

5- A ornamentação do vestido tem de condizer com a do véu;

6- O uso do véu não é obrigatório e, segundo a etiqueta, não se recomenda a noivas grávidas, ou a segundos casamentos;

7- Utilizar um véu antigo, pertencente a alguém de família, é uma excelente escolha;

8- Observe bem o véu e o vestido em conjunto, não só pela frente mas também por trás, não tente tirar protagonismo ao vestido;

9- Se utilizar véu tenha em atenção a escolha do penteado. Leve o véu à prova do penteado, e tente vários penteados e opções de colocação, caminhe com o véu colocado de modo a perceber se está confortável.

10- Tenha em conta a hora da cerimónia.





O Bouquet

O bouquet, ou o ramo de noiva, é uma tradição secular e tal como o vestido, constitui um pormenor muito importante para a noiva. Na verdade o bouquet é um adorno complementar do vestido, devendo portanto adequar-se a este, conferindo-lhe beleza e esplendor.


As Origens do Bouquet

A tradição do bouquet prende-se essencialmente com a vida, associando-se à fertilidade e funcionavam como forma de protecção. Os primeiros bouquets de noiva incluíam não só flores, mas também ervas e especiarias. Cada elemento tinha o seu significado: o alho para espantar os maus espíritos; a hera afigurava a fidelidade; os lírios a pureza, etc.. Na Antiguidade Clássica o bouquet era feito de alho, ervas e grãos, protegendo-se assim dos maus espíritos e proporcionando uma união fecunda. Ainda em Roma, atiravam-se pétalas de flores à noiva, no seu trajecto, pois dar-lhe-ia sorte e carinho. Na Idade Média, com a chegada de flores exóticas os bouquets começaram a tornar-se mais sofisticados. Na Polónia antiga metia-se açúcar no bouquet de modo a que o temperamento da noiva se mantivesse doce.

No decorrer da cerimónia era tradição a noiva atirar o bouquet para um grupo de solteiras, sendo que quem o apanhasse seria a próxima a casar. Actualmente a tradição ainda se mantém mas com algumas diferenças. As noivas geralmente levam um bouquet mais pequeno de modo a não se desfazerem do seu.


Como Escolher o Bouquet

A escolha do bouquet tem de ser feita consonante o vestido, contudo este também deve ter em conta a maquilhagem, pelo que a sua escolha é feita depois da prova do vestido e da maquilhagem. Geralmente, o bouquet deve ser encomendado cerca de um mês antes da cerimónia. O florista indicar-lhe-á os cuidados especiais a ter com as flores naturais e reflectirá sobre o tipo, formato e tamanho do bouquet, de modo a que este não se sobreponha ao vestido e à própria noiva.


Tipo de Bouquet

A primeira decisão concernente ao bouquet é se este será feito com flores naturais ou artificiais. Se por um lado as flores artificiais são uma recordação para a vida inteira, as flores naturais têm beleza inigualável. Dependendo da estação do ano, o seu custo também pode variar.

A moda também facilita a escolha do bouquet, embora actualmente se prefira personalizar esses acessórios. A selecção da cor predominante também tem de ser pensada, sendo mais comum os tons pastéis, beges e o branco, os eternos clássicos.


O Formato do Bouquet

Após ter escolhido as flores e as cores, todo o estilo do bouquet está definido, pois o formato do bouquet está intrinsecamente relacionado com a escolha da flor.

Bouquet Redondo: comummente formado por botões, como rosas, é o mais clássico e romântico dos bouquets.

Bouquet em Cascata: é arredondado na parte onde se segura e vai caindo numa ponta, tendo a forma de uma gota de água invertida. Maioritariamente formado por orquídeas e lírios.

Bouquet Braçada: indicado para cerimónias menos formais, é um bouquet longo, podendo ser carregado nos braços. As flores devem ter cabos longos, como os jarros, os lírios, rosas, entre outras.

Bouquet Clean: Muito simples, com uma flor só. Cada vez mais as noivas escolhem este modelo. A flor deve ser grande e de cabo longo, como as túlipas e os girassóis

O Tamanho do Bouquet

O tamanho do bouquet tem de estar de acordo com o tamanho das flores que o compõem, ou seja quem opta por flores grandes reduz na quantidade de flores, para que o bouquet não tenha dimensões exageradas, cobrindo assim o vestido. É necessário encontrar o equilíbrio.

O bouquet também tem de se adequar à hora da cerimónia, se esta for de noite um bouquet grande de cores vibrantes é recomendado, ao passo que durante o dia um bouquet pequeno de cores neutras é mais apropriado. Paralelamente, o porte físico da noiva é outro facto a ter em consideração.

Ex.: As noivas mais baixas devem evitar as flores de cabos longos e bouquets grandes;
As noivas mais cheiinhas devem evitar os bouquets grandes e redondos;





Os sapatos


Os sapatos de salto alto conferem mais graciosidade e elegância à noiva, porém convém pensar que passará horas em pé, tirar fotografias, recebendo os convidados, dançando, etc. tendo de estar sempre bela e bem disposta, portanto escolha uns sapatos confortáveis. Poderá também utilizar uns sapatos mais confortáveis na festa, reservando o par mais elegante para a cerimónia e fotografias.

A Escolha dos Sapatos:

1- Escolha um tipo de salto a que esteja habituada a usar;

2- A noiva não deve ficar mais alta que o noivo;

3- Caso o vestido seja curto evite sapatos fechados, com saltos largos ou amarrados nos calcanhares;

4- Escolha uns sapatos que condigam com a cor do vestido;

5- Para vestidos simples os sapatos devem ser elaborados e vice-versa, mas a escolha é sempre da Noiva, embora os dois devam combinar os enfeites.

6- Quanto mais discreto for o bico do sapato mais chique se torna o modelo, sapatos de bico fino: casamentos nocturnos e formais; bicos quadrados para suavizar e fazer o pé pequeno; bicos redondos e fino para diminuir o pé e mantê-lo discreto. Contudo está sempre relacionado com a moda;

7- O modelo deve combinar com o local do casamento: ambiente fechado sapatos forrados como tecido do vestido, ambientes abertos sapatos de peliça ou sandálias.

Importante retire a etiqueta da sola!!!rsrsrs =P
Espero ter ajudado! Agora é só seguir as dicas que não tem erro!
Até o proximo post! Bjiiiitos

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More